(Ano C – 01 de janeiro de 2013)
I Leitura: Nm 6,22-27
Salmo Responsorial:
Sl 66(67),2-3.5.6 e 8 (R/.2a)
II Leitura: Gl 4,4-7
Evangelho: Lc 2,16-21
Queridos irmãos,
Estamos no Ano da Fé, iniciado em outubro próximo passado. E
pensamos que esta data de hoje seja um bom momento para tratarmos da fé de
Maria em relação à sua maternidade de Deus e não somente desta, como igualmente
de sua maternidade na fé em relação à humanidade.
A fé de Maria é exaltada de maneira peculiar nos evangelhos.
Iniciamos esta recordação evangélica quando da anunciação do Arcanjo que lhe
levava o recado da sua predestinação e eleição para Mãe do Salvador, do Verbo
Divino. Esta narrativa, iniciada pela localização do fato no tempo e no espaço,
é sequenciado pela saudação angélica: “Ave, cheia de graça, o Senhor é contigo!
[…] Não temas, Maria, pois encontraste graça diante de Deus” (Lc 1,28.30).
Mesmo sendo segregada por Deus Pai para gerar, imaculadamente segundo a carne,
o Filho pelo Espírito Santo, podemos entrever no vocativo dirigido à Virgem –
“Ave, cheia de graça” – que este agraciamento de Maria não era nutrido apenas
pelos ornamentos dirigidos por Deus a Maria, mas igualmente com a sua
correspondência pela fé. Maria não é passiva, muito pelo contrário. O
intercâmbio na relação entre Maria e seu Deus era feito de maneira oculta
àquela bendita mulher, porém, desde a eternidade, querido pela divindade. Maria
respondia ao amor único de Deus pela fé, mesmo sem saber da sua escolha para
missão tão nobre e singular: ser a Mãe do Redentor do gênero humano.
“O Senhor é contigo, Maria!” Deus quis para si esta mulher,
ao tempo em que Maria, discretamente, queria estar sempre ao dispor de Deus, em
comunhão com Ele. E este desejo da Virgem Senhora era tão profundo que o susto,
quando da saudação de Gabriel, invade-lhe. Deus se faz próximo daqueles que O
desejam. E ninguém mais do que Maria teve este contato tão próximo, tão íntimo
com Deus: ser escolhida para gerar em seu seio o seu Deus, sendo escolhida por
Ele, gerando-O por meio Sua força. “O Senhor é contigo, Maria!” A fé de Maria
aproxima-lhe ainda mais de seu Deus. “O Senhor é contigo, Maria!” A esta
comunicação uma surpresa, uma perturbação. É a força da fé; é a resposta à fé. Santo
Agostinho, já no quarto século, comenta: “Mais que
contigo, Ele está em teu coração, se forma em teu seio, enche teu espírito,
enche teu ventre” (In: sermo de Nativitate Domini 4). E,
em outro escrito seu, o mesmo Bispo de Hipona dirá que Maria, antes mesmo de
conceber o Filho de Deus em seu ventre, já O havia concebido no coração. Desta
forma, se a Virgem concebe e dá à luz sem sêmen de homem, mas pelo poder de
Deus, esta pré-concepção do Verbo no seu coração se lhe dá pela fé, tal como
num óvulo, ela que esperava a redenção de Israel.
“Ave, Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco...” Esta
oração imortalizada no coração dos cristãos, sendo um louvor à Virgem por ela
mesma, é um louvor à sua fé inédita. Repetimos o elogio de Deus à sua criatura
mais perfeita e predileta. Deus orna Maria de todos os benefícios celestes em
previsão de seu Filho, e, indo mais além, enaltece-a. Na recorrência ao
patrocínio da intercessão de Maria, utilizando as palavras de Gabriel, cujo
nome significa ‘homem de Deus’, fazemo-lo repetindo o que dissera o próprio
Deus. O anjo, como mensageiro não fala por si, não esbanja um conceito
originariamente seu, mas repete o que o recebeu do Altíssimo; é Deus quem fala.
Em cada Ave-Maria pronunciada em oração, falamos as palavras de Deus de
engrandecimento a Maria, repetimo-las. Agora, em vez do ‘homem de Deus’
pronunciar a ditosa saudação, os homens e mulheres de Deus, em todo o mundo e
de todas as épocas desde a Encarnação do Verbo, assim a homenageiam com as palavras
saídas da boca do Altíssimo. “Em contraposição da voz dirigida à primeira
mulher, agora se dirige a palavra à Virgem. Naquela se castiga com as dores do
parto a causa do pecado, nesta se expulsa a tristeza por meio do gozo. Assim, o
Anjo anuncia com razão a alegria à Virgem: ‘Deus te salve’. Segundo outros
comentaristas, o anjo testemunha que é digna de ser desposada quando diz:
‘Cheia de graça’. Esta abundância de graças se mostra ao esposo como um dote,
penhor ou arras, das quais de diz: Estas são da esposa, aquelas do esposo” (São
Gregório de Nissa. In: Oratio in Christi Nativitate).
Ainda no Evangelho de São Lucas, temos outra célebre
referência à fé de Maria, desta vez emanada dos lábios da velha Isabel, que,
inspirada pelo Espírito Santo, afirma: “Bem-aventurada és tu que creste, pois
se hão de cumprir as coisas que da parte do Senhor te foram ditas!”, ao que
Maria gratifica aquela amabilidade de sua prima rendendo uma louvação a Deus, o
Magnificat. Esta é uma prerrogativa de quem se caracteriza pela fé: é cônscio
de que é Deus quem age por meio si, ao tempo em que possui a certeza de que,
tudo o que é, só se dá porque Ele assim o quis. Maria sabe que o artífice de
todas aquelas maravilhas que lhe aconteciam não era ela mesma, que só era um instrumento,
mas era o seu Criador que realizava tudo. Ele é o autor também de sua fé. A fé
dada por Deus a Maria é retribuída de modo enormemente satisfatório. Por isso,
remete os elogios que recebe a Deus porque tem consciência de que ela não é o
fim dos louvores: “Minha alma glorifica ao Senhor, meu espírito exulta de
alegria em Deus, meu Salvador, porque olhou para sua pobre serva. Por isto,
desde agora, me proclamarão bem-aventurada todas as gerações, porque realizou
em mim maravilhas aquele que é poderoso e cujo nome é Santo” (Lc 1,46-49).
E por que não rememorarmos a ação silenciosa de Maria, a de
‘guardar os fatos no coração’ e refletir sobre eles como um demonstrativo de
sua fé? Mais tarde, o seu próprio rebento, o seu amado Jesus a engrandecerá quando
da exclamação de uma mulher anônima em meio à multidão: “Bem-aventurado o
ventre que te trouxe, e os peitos que te amamentaram!” (Lc 11,27); ao que Jesus
completa: “Antes bem-aventurados aqueles que ouvem a palavra de Deus e a
observam!” (Lc 11,28). Ou mesma aquela passagem tão controvertida pelos
não-católicos, mas tão esclarecida para nós da única Igreja de Cristo: “Todo
aquele que faz a vontade de meu Pai que está nos céus, esse é meu irmão, minha
irmã e minha mãe” (Mt 12,50).
Esta atitude de confiar na Palavra de seu Deus, de confiar
na Palavra eterna a quem humanamente ela gerou, terá repercussões imensas.
Podemos citar dois trechos da mesma Escritura Sagrada. Ambos, inclusive,
encontram-se no Evangelho de João. Primeiramente, vislumbramo-la no episódio
das Bodas de Caná. Aí, a Virgem Mãe de Jesus aparenta querer antecipar a ação
do Senhor: “Três dias depois, celebravam-se bodas em Caná da Galileia, e
achava-se ali a mãe de Jesus. Também foram convidados Jesus e os seus
discípulos. Como viesse a faltar vinho, a mãe de Jesus disse-lhe: Eles já não
têm vinho. Respondeu-lhe Jesus: Mulher, isso compete a nós? Minha hora ainda
não chegou. Disse, então, sua mãe aos serventes: Fazei o que ele vos disser”
(Jo 2,1-5). Mesmo sem ter experimentado outrora algum milagre realizado pelo
seu bendito Filho, ela testemunha a sua fé na pessoa do Cristo, tal como se
quisesse dizer: ‘Ele é Deus. Quem fez o mundo, quem fez em mim maravilhas,
capaz de fazer-me gerar sem participação de homem, a fim de que a humanidade
toda pudesse ser redimida pela chegada Daquele que eu trouxe, dei à luz, nutri,
eduquei, pode fazer coisas inimagináveis’. E, na confiança de Maria, Jesus
realiza o seu primeiro sinal, fazendo-se manifesto ao mundo. Não é à toa que
João, o Teólogo, realça: “Este foi o primeiro milagre de Jesus; realizou-o em
Caná da Galileia. Manifestou a sua glória, e os seus discípulos creram nele”
(Jo 2,11). Olhemos Maria sendo instrumento para o despertar da fé dos discípulos
no seu Filho e Senhor. E João traz mais: “Depois disso, desceu para Cafarnaum,
com sua mãe, seus irmãos e seus discípulos; e ali só demoraram poucos dias” (Jo
2,12), fazendo subentender que após este protomilagre, a quem João nomina
sinal, os discípulos se deixam conquistar por Jesus e o acompanham, e, Maria
vai com eles, acompanhando-o, desde como fizera na anunciação até o extremar da
vida do Cristo na Páscoa, perpassando toda a Sua vida aqui na terra.
O segundo trecho do Evangelho de João que gostaria de evocar
é o da crucificação. E João descreve: “Junto à cruz de Jesus estavam de pé sua
mãe, a irmã de sua mãe, Maria, mulher de Cléofas, e Maria Madalena” (Jo 19,25).
A atitude de permanecer de pé, impávida diante de um momento de tamanha dor,
parece querer retratar que Maria sabia em quem havia depositado a sua fé (cf.
2Tm 1,12), que a sua fé pura e íntegra não iria cair por terra no escândalo da
cruz. E, percebendo que o sustentáculo da fé de Maria seria um exemplo e um
auxílio para os seus, Jesus, extenuado de dores, num ultimar de suspiros,
intermedeia uma troca: de Si pela humanidade (que permuta mais descompensada!):
“Quando Jesus viu sua mãe e perto dela o discípulo que amava, disse à sua mãe:
Mulher, eis aí teu filho. Depois disse ao discípulo: Eis aí tua mãe” (Jo
19,26-27). Mas, a troca de favores perdura até hoje: ela é nossa intercessora;
por causa de sua fé, é a ‘onipotência suplicante’. Bendita barganha que nos
alcança! Ou melhor, sequer ousaria chamar tal relação entre nós e a nossa
Advogada de ‘troca de favores’, já que o que lhe é tributado por nós soa mais
como atitude gratificante de um dom recebido, pois é o mínimo que podemos e devemos
fazer em retribuição: “Lembrai-Vos,
ó piíssima Virgem Maria, que nunca se ouviu dizer que algum daqueles que têm
recorrido à vossa proteção, implorado a vossa assistência, e reclamado o vosso
socorro, fosse por Vós desamparado. Animado eu, pois, de igual confiança, a
Vós, Virgem entre todas singular, como a Mãe recorro, de Vós me valho e, gemendo sob o peso dos meus pecados, me
prostro aos Vossos pés. Não desprezeis as minhas súplicas, ó Mãe do Filho de
Deus humanado, mas dignai-Vos de as ouvir propícia e de me alcançar o que Vos
rogo”, tal como reza São Bernardo em sua memorável oração a Virgem.
A fé de Maria das Dores é a constante da Mãe do
Ressuscitado, da Mãe da Igreja nascente, da Mãe de Pentecostes, pois é, desde a
juventude, a mulher resoluta do ‘FIAT’, do faça-se em mim segundo a vontade do
Senhor (cf. Lc 1,38). Prova-nos esta constante fidúcia de Maria Santíssima o
texto dos Atos dos Apóstolos: “Todos eles perseveravam unanimemente na oração,
juntamente com as mulheres, entre elas Maria, mãe de Jesus, e os irmãos dele”
(At 1,14). Por tal motivo, ela é modelo de fé para todos os tempos, ao tempo em
que a recompensa por sua confiança é gozo na eternidade, prestando-nos um auxílio
peculiar com a sua intercessão, missão que possui no céu, inerente à mediação
de seu Filho. A Virgem cumpre a sua missão de Mãe dos homens, tal como fomos
entregues por Cristo a Maria no Calvário. Com o seu amor maternal, encarrega-se
de alcançar-nos graças ordinárias e extraordinárias para os que, também com fé,
se lhe confiam. Ela, que no dizer de São Bernardo, “consola o nosso temor,
aviva a nossa fé, fortalece a nossa esperança, dissipa os nossos temores e
anima a nossa pusilanimidade” (In: Homilia na Natividade da Bv. Virgem Maria,
7).
Por fim, voltando os nossos olhos para a imagem da Virgem
Maria, filialmente, recordemos de um antiquíssimo hino: Ave, do mar Estrela. Ao
contemplarmos a fé de Maria, no ardente desejo de imitá-la, peçamos o seu
auxílio intercessor, ela a quem novamente denominamos como ‘Onipotência
Suplicante’. Nesta recordação do hino, detenho-me no verso “Mostrai ser nossa
Mãe”. Assim, dirigimo-nos a Senhora Mãe da fé: “Mostrai ser nossa Mãe pela fé,
ó Virgem Maria. Vós que sois a Mãe de Deus segundo a carne, sois a nossa
segundo a fé. Amparai-nos, socorrei-nos nesta ou naquela necessidade. Mas
auxiliai-nos com o vosso exemplo de confiança, pois o que crê nunca cansa.
Amém.”
Como é linda a nossa Mãe Maria, eu te amo muito minha Senhora! Não tenho palavras para descrever o que sinto por ti, rogai sempre por esse indigno servo aqui!
ResponderExcluirThiago-S.Pio X!