quarta-feira, 16 de maio de 2012

MARIA, A ARCA DA NOVA ALIANÇA


Por Thiago Menezes Santos*


Deus, no Antigo Testamento, ordenou a Moisés que fizesse uma arca (Ex. 25,10-21) adornada de ouro e imagens, onde, dentro desta, estivessem as tábuas da Lei de Deus, o Maná e o bastão de Aarão. Mais que um objeto, era a representação visível do Deus Vivo e invisível para com seu povo. (v. 22)

Os Israelitas não representavam a divindade em esculturas e imagens. No entanto, a fé deste povo precisava de um sustentáculo perceptível, e a Arca da Aliança supria esta necessidade. Por isso, os hebreus tinham tal veneração pela Arca, porém, a Arca era uma pré-figuração à Virgem Maria, a Mãe do Salvador.        

Vemos em 2 Macabeus 2,7 que a Arca da Aliança foi escondida pelo profeta Jeremias, no tempo do Cativeiro da Babilônia. Esta perícope diz que esta ficaria desconhecida até que Deus houvesse consumado a reunião do seu povo.

A promessa do profeta se cumpre na visão que o Apóstolo João tem no livro do Apocalipse: “E a arca da aliança apareceu em seu templo” (11,19).  Logo após, no capítulo 12 aparece: “Uma Mulher vestida do sol, com a lua debaixo dos pés e na cabeça uma coroa de doze estrelas”, (Ap 12, 1). Essa Mulher que aparece como um grande sinal no céu, segundo João, é a Arca da Aliança, visto que segundo a interpretação dos primeiríssimos Padres da Igreja, o versículo dezenove do capítulo onze está intimamente ligado ao capítulo doze.  São João descreve a Mulher como Mãe, Rainha e Arca da Aliança que apareceu no Templo Celeste. E quem é essa Mulher? É aquela que deu à luz ao Filho de Deus, o mesmo que apascentará todas as nações. O menino é Jesus e a Mulher é a sua Mãe, Maria.


A primeira arca da aliança tinha a palavra de Deus escrita; Maria trazia em seu ventre a Palavra de Deus que se fez homem, A arca continha o Maná; Maria trazia em seu ventre o Pão Vivo descido do Céu, A arca continha o bastão do sumo sacerdote Aarão; o seio de Maria continha o sumo e eterno Sacerdote, Jesus Cristo.  (Scott Hahn)

A primeira Arca “representava a presença de Deus”; a nova arca carrega o próprio Deus em seu ventre. A antiga arca era adornada de ouro; a nova e eterna arca é revestida do Sol e da Luz resplandecente de Deus.

Maria Santíssima foi a primeira que comungou da Carne e do Sangue de Cristo, o primeiro “Sacrário Vivo”. Façamos como o Apóstolo João aos pés da Cruz, levemo-la para nossas casas, pois onde está Maria aí está o seu Filho, visto que não há como separá-lo de Maria.

Logo, piedosa e convictamente, professamos: A Palavra de Deus é Jesus, o Verbo feito carne, e a Arca incorruptível onde Ele se encontra é Maria Santíssima!

*Thiago Menezes Santos pertence à Paróquia São Pio X, da Arquidiocese de Aracaju. É catequista e vocacionado à Vida Sacerdotal. 

Um comentário:

  1. Tenho muita fé em Nossa Senhora da Arca e creio que ela virá em meu socorro.Amém.

    ResponderExcluir