quinta-feira, 4 de agosto de 2011

O SACERDÓCIO SEGUNDO SÃO JOÃO MARIA VIANNEY,

O SANTO CURA D’ARS

          

          Neste dia em que a Santa Igreja celebra o francês São João Maria Batista Vianney, o Santo Cura d’Ars, queremos prestar uma homenagem aos nossos sacerdotes. Eles que são “O Sacerdote é o amor do Coração de Jesus. Quando virdes o padre, pensai em Nosso Senhor Jesus Cristo”, como afirmava o santo.

        


    Reverendíssimos Sacerdotes, vendo o vosso exemplo de resposta generosa, amor, entrega de vida e tudo o mais que a vocação sacerdotal vos interpela, somos contagiados com o desejo de nos entregarmos ao Cristo, Sumo e Supremo Pastor, a quem nós fielmente seguimos. Somos agradecidos a vós, pois, mesmo com a vossa fraqueza e humildade, sois “vicarii Dei” (fazeis as vezes de Deus). Confiai-vos às orações dos vossos filhos, caríssimos “Pais”, à oração da Igreja a quem abraçastes como Esposa, por ser ela “Esposa do Cordeiro”. Que nunca em vossos corações se encontre o cansaço nem o desânimo, pois em vós vemos o Cristo, Único e Perfeito Sacerdote, “Pontifex pro hominibus in relationis cum Deo” .





Como gratidão pelo trabalho dos nossos sacerdotes, elencamos alguns pensamentos do Santo Cura d’Ars:

“Se tivéssemos fé, veríamos Deus oculto no sacerdote, como a luz por trás da vidraça, como vinho misturado na água.”

“Devemos considerar o padre quando está no altar e no púlpito como se fosse o próprio Deus”


“Só no céu compreenderemos a felicidade de poder celebrar a Missa.”


             “Oh! como o sacerdote é algo sublime! Se ele se apercebesse morreria… Deus lhe obedece: diz duas palavras e Nosso Senhor desce do céu.”



“Se não tivéssemos o sacramento da Ordem, não teríamos Nosso Senhor. Quem o colocou no tabernáculo? O padre. Quem foi que recebeu nossa alma à entrada da vida? O padre. Quem alimenta para lhe dar força de fazer sua peregrinação? O padre.








"Quem recebeu vossa alma à sua entrada na vida? É o sacerdote. – Quem a sustenta para dar-lhe a força de fazer sua peregrinação? O sacerdote.








"Quem há de prepará-la para se apresentar diante de Deus, purificando-a pela última vez no sangue de Jesus Cristo? O sacerdote, sempre o sacerdote"













"O Sacerdote não é para si, mas para vós"









“E se a alma morrer quem há de ressuscitá-la? Ainda o sacerdote. – Não há benefício alguma de que vos lembreis sem ver logo ao lado desta recordação a figura do sacerdote. – O sacerdote tem as chaves dos tesouros celestiais; é o procurador de Deus, é o ministrador de seus bens.”




“O padre não é para si. Não dá a si a absolvição. Não administra a si os sacramentos. Ele não é para si, é para vós.”


“Se um padre vier a morrer em conseqüência dos trabalhos e sofrimentos suportados pela glória de Deus e a salvação das almas não seria nada mal.”




“O Sacerdote só será bem compreendido no céu… Se o compreendêssemos na terra, morreríamos, não de pavor, mas de amor.”




“Se não fosse o padre, a morte e a Paixão de Nosso Senhor de nada serviriam.”

                                                  

Benditas sejam as vossas mãos sacerdotais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário