sábado, 24 de setembro de 2011

MORRE MONSENHOR CLAUDIONOR FONTES






A Igreja Particular de Aracaju, com profundo pesar, noticia o falecimento do Monsenhor Claudionor de Brito Fontes. 


O Reverendo Sacerdote, cônego do Cabido da Igreja Metropolitana de Aracaju, era natural de Tobias Barreto, em 14 de junho de 1930, um dos treze filhos de José Martins Fontes e de Afra Brito Fontes. Junto a Nossa Senhora Imperatriz dos Campos do Rio Real iniciou sua vocação sacerdotal como coroinha do Monsenhor Basilício Raposo. Ingressou no Seminário Coração de Jesus, em Aracaju, em 1945, então sob o reitorado do Monsenhor Olívio Teixeira, sendo da contemporâneo do Monsenhor José Carvalho de Souza, Dom Hildebrando Mendes Costa, do Dr. Paulo Almeida Machado, entre outros. 


Após cursar o Seminário Menor em Aracaju, Claudionor ruma a São Paulo a fim de cursar três anos de filosofia no Seminário Maior da capital paulista, oportunidade em que se torna colega do Arcebispo Emérito de São Salvador da Bahia e Primaz do Brasil, Dom Geraldo Majela Cardeal Agnelo. Posteriormente, vai estudar teologia na Universidade Gregoriana de Roma de 1953 a 1957. Na Cidade Eterna é ordenado sacerdote pelo Cardeal Clemente Micara, Vigário Geral da Diocese de Roma, na Basílica dos Santos Doze Apóstolos, no dia 30 de junho de 1957. Presidiu a sua Primeira Missa em 1º de Julho de 1957, junto ao túmulo do Apóstolo Pedro, na Basílica de São Pedro. 


Padre Claudionor foi um homem de uma vida de dedicação à causa do Evangelho em Sergipe, de modo particular Aracaju, cidade em que exerce sua missão sacerdotal desde jovem, quando do seu retorno, recém ordenado ao Brasil. 


No início, o Padre Claudionor foi nomeado Reitor do Santuário Nossa Senhora Menina por Dom José Vicente Távora, terceiro Bispo de Aracaju. Dom Távora, homem de alma pura e espírito conciliador, o colocou também como Diretor Espiritual do Seminário Diocesano e Assistente Espiritual da Juventude Estudantil Católica (JEC). Em seguida, nomeou-o em 1961, Pároco da Catedral Metropolitana de Aracaju, onde permaneceu por 35 anos.


Foi na Catedral Metropolitana que o Cônego e depois Monsenhor Claudionor Brito Fontes desempenhou seu maior trabalho, junto a diversos movimentos religiosos, dinamizando a atividade Paroquial com os Movimentos de Casais com Cristo, Cursilhos de Cristandade, Movimento Familiar Cristão, Pastoral das Secretárias do Lar, Vicentinos, Marianos, encetando atividades várias nos Centros Sociais por ele erguidos; um na Rua de Maruim, com uma escola paroquial, e outro na Rua do Alecrim. Também foi capelão do Reformatório Penal, Professor de Italiano da antiga Faculdade de Filosofia, Membro do Conselho Estadual de Educação por 11 anos e Delegado do Ministério de Educação por sete anos. Foi no seu paroquiato na Catedral Metropolitana de Aracaju que o magnânimo templo passou por uma desafiadora reforma.


Foi autor de dois livros: “Um ano sabático” e “A Pregação de um Pároco”, ambos tratando de suas experiências de vida sacerdotal junto à comunidade onde exerceu seu ministério, e da sua experiência enriquecedora testemunhando o cristianismo junto a outros povos e raças, quando se colocou como missionário nos diversos rincões do planeta, inclusive na Amazônia, convivendo com religiosos de outros credos, e auxiliando na conversão cristã de outras almas.


Um homem de alma branda, espírito conciliador, aberto às duvidas e descrenças do ser, sem a agressividade dos sectários, nem a pusilanimidade dos acomodados. Um homem sintonizado com as tormentas e as calmarias do tempo. Um homem que Aracaju começou a admirar e reverenciar, por sua pertinácia e fidelidade.


Monsenhor Claudionor, com certeza, será lembrado por sua integridade na fé e na moral por parte dos que sentem o chamado para o sacerdócio. Homem santo, de poucas palavras, de grandes gestos.


A Igreja de Aracaju perde um santo em meio a nós, ganha um amigo ao lado de Deus. A Igreja de Aracaju reveste-se de esperança no Cristo Bom Pastor, certa de que esta santa alma sacerdotal será ressuscitada no Último Dia para a Glória dos Eleitos, a mesma que o Rev.mo Monsenhor Claudionor foi antecipado pelos Divinos Mistérios da Eucaristia, a mesma que ele agora contempla ao lado de Maria e dos Santos.   


Nenhum comentário:

Postar um comentário