sábado, 3 de março de 2012

II DOMINGO DA QUARESMA


(Ano B – 04 de março de 2012)





I Leitura: Gn 22,1-2.9a.10-13.15-18
Salmo Responsorial: Sl 115 (116B),10.15.16-17.18-19 (R/. Sl 114,9)
II Leitura: Rm 8, 31b-34
Evangelho: Mc 9,2-10 (Transfiguração)

            Queridos irmãos,

À medida que adentramos no Tempo da Quaresma, rumo à Páscoa do Senhor, somos convidados pela Sagrada Liturgia a nos inserirmos no mistério do ápice da vida de Jesus na terra, em meio aos homens. Não podemos ficar imunes e estáticos diante da grandiosa profundidade que a nossa Redenção comporta, pois ela é a Aliança irrevogável entre Deus e a humanidade que, em Cristo, encontra-se restaurada. A transfiguração de Jesus não é somente prenúncio da glória de sua Ressurreição, mas, através desta, da libertação da angústia do Pecado, em cujas lamas estávamos mergulhados. Neste sentido, a Antífona de Entrada, inspirada em um trecho salmódico, põe na boca da comunidade reunida para a Celebração dos Divinos Mistérios uma súplica a Deus: “Lembrai-vos Senhor, de vossa misericórdia e de vosso amor, pois são eternos. Nossos inimigos não triunfem sobre nós: libertai-nos, ó Deus de toda a angústia!” (Sl 24, 6.3.22).


A Liturgia deste Domingo, em plena caminhada quaresmal, ao contemplar o Cristo que se transfigura e cujas roupas adquirem uma brancura e brilho inenarráveis, prima pela pureza da humanidade. E como chegaremos a tal meta? A Oração de Coleta, rogando a Deus Pai, nos enceta na resposta: “Ó Deus que nos mandastes ouvir o vosso Filho amado, alimentai nosso espírito com a vossa palavra, para que, purificado o olhar de nossa fé, nos alegremos com a visão de vossa glória”. É pela audição atenta a Jesus, o Verbo eterno de Deus, que nos purificamos. É o mesmo Jesus que, não somente ao leproso de uma cidade desconhecida por nós da região da Galileia como também a nós, nos diz: “Eu quero; sê limpo!” (Mt 8, 3; Mc 1, 41; Lc 5, 13), e é esta limpeza do olhar da fé: fazendo a vontade de Deus incondicionalmente é que nós alcançaremos o Céu de Deus; é com o olhar da fé imaculado que seremos aptos à contemplação de Deus, Suma Pureza, tal como Pedro, Tiago e João contemplaram em prefiguração a glória de Deus.


As Leituras meditadas nesta celebração fazem-nos recordar o dom de Deus no Filho para a Nova Aliança. Assim, na Primeira Leitura, Isaac (e, neste texto, não somente ele) é prefiguração de Jesus enquanto Abraão figura o Pai. Somos sabedores da história de Abraão, de sua fé e obediência. Sabemos ainda da promessa que Deus fizera: “Levanta os olhos para os céus e conta as estrelas, se és capaz... Pois bem, assim será a tua descendência” (Gn 15,5). Logo, o unigênito de Abraão era potencial de um povo. Mas como, se na Primeira Leitura de hoje temos o Senhor que, chamando Abraão, quer fazer com ele uma aliança selada com o sangue de Isaac, seu único rebento. Percebamos a fala de Deus: “Toma teu filho único, Isaac, a quem tanto amas, dirige-te à terra de Moriá, e oferece-o aí em holocausto sobre um monte que eu te indicar”. ‘A quem tanto amas’, é com este termo que Deus refere-se a Isaac. A perícope não contempla, mas o texto do Gênesis, afirma que “Abraão tomou a lenha do holocausto e a pôs aos ombros de seu filho Isaac” (Gn 22, 6) e Isaac foi atado e posto sobre a lenha. Depois, temos o silêncio do filho de Abraão. E em Jesus, o que temos? Enquanto, na Primeira Leitura Isaac, figura do Cristo, é conduzido ao monte por Abraão, Jesus, ao contrário, não é conduzido, mas vai livremente a Jerusalém para sofrer, morrer e ressuscitar: Se Isaac, silenciosamente, leva a lenha do seu sacrifício às costas, Jesus, sem nada pronunciar, levará o lenho do seu sacrifício redentor. Assim sendo, se Isaac é figura do Cristo, Abraão é representação de Deus Pai que, a partir da Cruz, oferece o seu Filho “o amado” (cf. Mt 3, 17; 12, 18; 17, 4; Mc 1, 11; 9, 7; Lc 9, 35). Se Isaac iria ser sacrificado em Moriá, e 2Cr 3,1 identifica esta terra com a que posteriormente se edificou o Templo de Jerusalém, também em uma colina hierosolomitana Jesus entrega-se em sacrifício. Isaac, o amado de Abraão não morre; Jesus, o Amado do Pai, entrega-se e dá a vida. Isaac iria ser sacrificado como aliança que, embora não fosse eterna, iria abarcar toda uma posteridade numerosa: os filhos de Abraão; Cristo foi sacrificado de uma vez por todas como Aliança Nova e Perpétua para integrar em um só povo uma multidão incomparável: os filhos de Deus. Isaac, enquanto sinal de Cristo, cessa aí. A partir da interrupção do anjo ele não mais prefigura Jesus, mas há uma transferência de figura, agora será o carneiro que, oferecido em holocausto no lugar de Isaac, é sinal do Cristo, cujo sangue redimiu a humanidade, aproximando-a, em Aliança irrevogável, a Deus.


No desfecho da passagem de hoje, temos mais uma vez a promessa que Deus faz a Abraão. O interessante é notarmos: “Por tua descendência serão abençoadas todas as nações da terra, por que me obedeceste” (Gn 22, 18). Não é por Isaac que o Senhor abençoará, mas é Cristo que, descendente de Abraão enquanto a carne (cf Mt 1), é sinal da bênção de Deus, não somente para o povo judeu, mas para toda a humanidade representada pelo termo “todas as nações da terra”.


Pelo mesmo caminho da Primeira Leitura, a Carta de São Paulo aos Romanos, cujo trecho lemos na Segunda Leitura, afirma-nos, só que em outras palavras, que a entrega de Cristo por todos nós é prova inquestionável de que Deus está junto aos seus escolhidos, somente ele nos justifica, e é por Jesus que somos presenteados com toda a sorte de dádivas e bênçãos do céu: “Deus que não poupou seu próprio filho, mas o entregou por todos nós, como não nos daria tudo junto com ele?”.


No Evangelho de hoje vemos São Marcos que apresenta Jesus, após ter ineditamente anunciado aos discípulos a sua Paixão, predizendo-a (“E começou a ensinar-lhes que era necessário que o Filho do homem padecesse muito, fosse rejeitado pelos anciãos, pelos sumos sacerdotes e pelos escribas, e fosse morto, mas ressuscitasse depois de três dias” – Mc 8, 31), mostra-lhes o seu esplendor na montanha, já que os discípulos ficaram atordoados. Neste sentido, o Papa Bento XVI, alude-nos que “Jesus queria que os seus discípulos, em particular aqueles que teriam a responsabilidade de guiar a Igreja nascente, fizessem uma experiência direta da sua glória divina, para enfrentar o escândalo da cruz” (Ângelus, 8 de março de 2009). Folheando a Escritura Sagrada, sempre encontramos na montanha, nas alturas geograficamente escarpadas, o lugar eminente da manifestação do poder de Deus. Tal como o Calvário, o monte onde ocorreu a transfiguração é um exímio local para uma epifania. Por que o Cristo transfigura-se? Para que os discípulos antevejam que é a partir da sua Paixão na Cruz que será, como nunca se viu, manifestada a glória de Deus.


O texto detalha a cena afirmando que “suas roupas ficaram brilhantes e tão brancas como nenhuma lavadeira sobre a terra poderia alvejar” (Mc 9, 3). Mas o que significa isso, senão a descrição de que a glória de Deus é pura e somente os puros em Cristo são nela inseridos. Aqui, faz-nos recordar o que outrora refletíamos quando tecíamos um comentário acerca da Oração de Coleta, ou mesmo na Oração Sobre as Oferendas: “Ó Deus, que estas oferendas lavem os nossos pecados e nos santifiquem inteiramente para celebrarmos a Páscoa”. ainda comentando este dado da Transfiguração, Santo Agostinho afirma: “Isto se refere à purificação da Igreja, da qual o Profeta disse: ‘Também se os vossos pecados são escarlates como a púrpura, far-se-ão brancos como a neve (Is 1, 18)’” (Sermo 791). Jesus transfigurado é sinal da entrega na Cruz, entrega para a Aliança tão em voga na Liturgia deste domingo.


           Diante da aparição de Moisés e Elias, cujas figuras referem-se à Lei e aos Profetas, Jesus conversa. Isto para dizer que o Evangelho de Cristo é superior à Lei e aos Profetas, ainda que seja cumprimento dessas. No dizer de São Leão Magno, a Lei e os Profetas, “Tudo isto servia para o testemunho nos tempos antigos e que se unifica com o ensinamento do Evangelho! As páginas de uma e da outra Aliança, portanto, se confirmam eventualmente, e aquele que os antigos símbolos haviam prometido sob o véu dos mistérios, o fulgor da sua glória presente o mostra manifesto e certo: se é que – como afirma João: “A lei foi dada por Moisés, mas a graça e a verdade nos vieram por Jesus Cristo (Jo 1, 17) -, no qual são unidas tanto as promessas das figuras proféticas, tanto o significado dos preceitos da Lei; assim, com a sua presença, ele ensina a verdade da profecia, e, com a sua graça, torna possível a prática dos mandamentos (Sermo 38, 4).


            Pedro, extasiado e com medo, sentimentos presentes também em Tiago e João, toma a palavra e diz: “Mestre, é bom ficarmos aqui. Vamos fazer três tendas: uma para ti, outra para Moisés e outra para Elias”. Este recorte, na visão dos Padres da Igreja e dos exegetas, possui múltiplos significados, desde o simplório entendimento de tenda como local de permanência e abrigo, até como a falsa equiparação valorativa da Lei, dos Profetas e do Evangelho, e com isso, de um judaísmo cristão. Mas, dando continuidade ao seu sermão, o Papa São Leão I, esclarece-nos: “Animado pela revelação dos mistérios e preso ao desprezo e ao desgosto das coisas terrenas, o Apóstolo Pedro era como que raptado pelo desejo daquela visão de eternidade, e, cheio de gáudio, queria habitar com Jesus onde a sua glória era manifestada, constituindo a sua alegria. […] Mas o Senhor não responde a tal sugestão, com certeza não para mostrar que aquele desejo era ruim, mas para significar que era fora de lugar, não podendo o mundo ser salvo sem a morte de Cristo; assim, o exemplo do Senhor invitava a fé do crente a compreender que, sem dúvida nenhuma, nos confrontos da prometida felicidade, devemos, contudo, em meio às provas desta vida, implorar a paciência antes da glória; a felicidade do Reino não pode preceder o tempo do sofrimento”.


           Queridos irmãos, enquanto não nos chega as maravilhas da eterna bem-aventurança da Glória de Deus, realização plena das promessas que a Nova e Eterna Aliança nos embute, sigamos a ordem do Pai referente a Jesus: “Este é o meu Filho amado. Escutai o que ele diz!”, e com o Cristo Sofredor, com o olhar esperançoso na Ressurreição, sigamos em frente em meio aos desafios e sofrimentos que a vida pode nos apresentar. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário