Caros irmãos,
No dia de hoje a Igreja celebra
mais uma das Festas do Senhor que celebrada no Domingo ganha a hierarquia de
Solenidade. O que é, então, o dia da Consagração da Basílica do Latrão? Antes
do IV século do cristianismo católico,
essa era a residência da família imperial que depois foi doada e passa a se
tornar oficialmente a “Igreja-Catedral” da Cidade de Roma. É a mais arcana das
basílicas papais. Soma-se a ela posteriormente as outras três basílicas da
Cidade Eterna. Consagrada ao Senhor, sua titular nominação é: “Arquibasílica do
Santíssimo Salvador em honra dos santos João Batista e Evangelista no Latrão.” Nesta Igreja se encontra, de fato, a “Cátedra”
do Bispo de Roma e outrossim do Sumo Pontífice. Para ela se aplica o preclaro
ensinamento de Santo Inácio que era o Bispo de Antioquia: “Mãe e Mestra que nos
preside na caridade”. E é por esta exatidão que poderemos nortear a nossa
meditação. Hoje exprimimos com mais proximidade nossa “comunhão” com a Igreja
de Roma que é simbolizada pela Igreja-Catedral da nossa Diocese. Lá está também
a Cátedra (cadeira) do Bispo que transmite em “comunhão’’ com o Sucessor de
Pedro a solidez da fé, com o ensinamento íntegro da sã e perenal doutrina.
No conjunto das leituras que ouvimos
hoje prevalece em comum a palavra “Templo”. No coração da religião judaica ele
se encontrava. As delícias do povo de Deus, de Israel, era o desejo de e em
permanecer no Templo, porque ali estava a “habitação de Deus.’’ Os salmos
processionais podem cantar isto e que definem com exatidão: “Que alegria quando
ouvir que me disseram vamos à Casa do Senhor
(Sl 121), “Assim como o pardal encontrou ninho para seus filhotes, vossos
altares, encontrei Deus meu e Senhor.”, “ Monte Sião esta colina encantadora lá
se encontra a mansão do grande Rei!” A
correlação entre o Templo e Israel, é, indubitavelmente, marcada pela comunhão,
pelo regozijar-se em cumprir com a vontade do Senhor. No Templo se ofereciam os
sacrifícios, no Templo o primogênito era apresentado. Não pode ser feita uma
dicotomia entre o Templo e o Povo de Deus. Lá também era venerada a Arca da
Aliança onde estavam as Dez Palavras. Na história do Povo, porém, sabemos o
quanto a “Casa de Deus” foi apostatada. A lamentável situação, quando, por
exemplo, o tirano Nabucodonosor leva Israel como prisioneiro para Babilônia e,
com suas concubinas, profanam ao único Deus e o destrói. Imaginemos, agora,
aquele povo sem o Templo, sem a forma sacrossanta da permanência de Deus com
ele? Expressa o salmo cento e trinta e seis tamanho descontentamento: “como
haveremos de cantar os cantares do Senhor numa terra estrangeira?”
O povo
exilado é um povo que vagueia e permanece distante do Senhor porque está sem
Deus e a verdadeira comunhão que haure dessa intimidade. Ora, irmãos, esses
acontecimentos do Antigo Testamento podem ser vistos, hoje, por todos nós
batizados no dia da Dedicação da Igreja do Latrão, por isto, sugerimos que à
medida em que os textos sagrados insistem com a palavra “Templo” pode ser
conjugada a esta “comunhão”. Que pensar, então? Israel no exílio sofreu duras
pelejas. Israel “trocou” o Deus valente e guerreiro, por ídolos, por muitos
baal’s. Pecou contra ao Senhor cultuando um bezerro de ouro, conforme assinala
o saltério: “Tem olhos, mas não podem vê! Tem nariz, mas não podem cheirar. Tem
boca, mas não podem falar.” Não se pode,
neste contexto, falar de comunhão e de Templo.
Tais certezas, por um abandono,
infidelidade ao Deus Eterno, sujeitou-lhes graves consequências. Celebrando a
comunhão da Igreja Católica com a Igreja de Roma que é Mãe e Cabeça da Cidade e
do Mundo, devemos nos questionar: O que é comunhão? O que é Unidade? E nossa
profunda veneração ao Papa? Será que,
atualmente, comunhão, unidade, o ministério petrino por parte de alguns
cristãos “sem a forma” dos ensinamentos do Santo Fundador e Cabeça da Igreja
não é “obscurecido” pelo que é acidental? E mais: Essas espécies de “notas” que
se fundam à apostolicidade e catolicidade da Igreja de Cristo, Santíssima, não
ocorre o risco de ser confundida com mensagens que não chegam ao âmago do
Evangelho que deve ser a centralidade e o anúncio da Verdade que é a Pessoa de
Jesus Cristo?
Pensemos, agora, que a comunhão com a
Santa Igreja consiste em se submeter de corpo e alma à vontade de Deus. De não
trocá-lo por César e não permitir, também, que o programa governamental de
César seja o que define a Igreja. Jesus, judeu piedoso, vai ao Templo por
ocasião da anual celebração da páscoa judaica. É interessante notarmos este
grave acento do evangelista São João porque ele é entendido quando ouvimos do
próprio Jesus, quando censura os vendilhões e cambistas: “Não façais da casa de
meu pai uma casa de comércio ( cf. Jo 2, 16)” Podemos notar nesta atitude
enérgica de Jesus a suma importância que há no Templo, mas, agora, não mais
naquele que era ornado com os esplendores da pedra, não mais naquele em que
estava o propiciatório e a Arca da Aliança. Aquele se torna obsoleto para a
definitiva habitação de Deus entre e conosco: o Seu Cristo.
Jesus-Templo o é
Cabeça do Seu Corpo. Jesus-Templo é a Pedra Angular, que, segundo o Apóstolo “se
ajusta toda a construção”. Neste sentido, somente, é que podemos ter e está em
comunhão com a Igreja, já, que como batizados, somos “lavoura de Deus,
construção de Deus.” É pois ligados a Jesus, na sua Igreja, que vamos nos
tornando vivas construções, templos do Altíssimo tanto no aspecto veraz da
criação como “Imagem e Semelhança de Deus” quanto no testemunho da Verdade,
quando, hoje muitos insensatos nos sucumbem fazendo da Cidade do Altíssimo não
o centro da Unidade, mas da dispersão de quem semeia o joio! Que esta Festa da
Dedicação da Igreja do Santíssimo Salvador, nos torne construções em que
somente há a “pedra” que dá o sustento e o fundamento principal da nossa fé e
comunhão.
* Foto: Marcus Tullius
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