sexta-feira, 18 de dezembro de 2015

Ó ADONAI

II Antífona- Ó ADONAI, guia da casa de Israel que aparecestes a Moisés na sarça ardente e lhe destes a vossa lei sobre o Sinai, vinde salvar-nos com o braço poderoso
Meditação
     O nome de Deus, de reverente, o é impronunciável. O judeu, jamais, di-Lo, pois O é sacratíssimo. Daí, também, a referência do quarto mandamento do Decálogo: "Não pronunciarás o nome do Senhor, vosso Deus, em vão (cf. Êx 20, 7). Nome, nas sagradas escrituras, é sinal de conhecimento, de sê-lo íntimo. Só Deus pode nominar e chamar pelo nome, o homem, em relação a Ele, não! Logo, agora, qual é o nome de Deus? 
Tanto para os judeus, quanto para nós, da descendência de Abraão, seguimos a mesmíssima certeza. Vosso Nome é por demais Santo para que o balbuciemos, ao menos! Vosso Nome, ó Deus, é "terrível", no sentido de que sois o Onipotente, o Valoroso, o Poderoso nas batalhas, o Valente Guerreiro. Vê, Senhor! Quem pode dizê-Lo?
   A propósito desta Santidade, hoje, a segunda Antífona traz como uma evocação a teofania no Sinai: "que aparecestes a Moisés na sarça ardente". Vê-se as labaredas e a sarça não se consumia e, neste momento, a voz de Deus é ouvida. Para recordar: Moisés era gago. Treme e teme quando Deus o chama para enviá-lo a Israel. E, então, no meio da revelação, da aliança que fará com Moisés, este o pergunta:"Quando eu for aos israelitas e disser: 'O Deus de vossos pais me enviou a vós; e me perguntarem:'Qual é o seu nome?', que direi?" Disse Deus a Moisés: "Eu sou aquele que é." Disse mais: Assim dirás aos israelitas:EU SOU me enviou a vós." Disse Deus ainda a Moisés: "Assim dirás aos israelitas:"Adonai, o Deus de vossos pais, o Deus de Abraão, o Deus de Isaac e o Deus de Jacó me enviou até vós. É o meu nome para sempre, é assim que me invocarão de geração em geração ( cf. Êx 3, 13 sg.).
      "Adonai" significa:" Meu Senhor". Naquela teofania, mostra, para o libertador, quem É. E, a identidade, está às palavras iniciais da Antífona:"guia da casa de Israel." Que pode significar? Que é, somente, pelo Nome de Deus- o Senhor-Adonai- que o seu servo poderá anunciar para o Povo o novo tempo que se iniciaria com a libertação -porque é Ele quem "afogará o exército de Faraó." É pelo Seu Poder que virá a passagem, Ele, o "Eu Sou!" 
A antífona hodierna lembra-nos, ainda, que Moisés recebe a Lei, as duas tábuas, no Monte Sinai. São elas, como canta o salmista, "mais doces que o mel que sai dos favos". Esta Lei que é obediência e deleite à vontade de Deus. 
E para nós, cristãos?
    Qual o porquê de, nesses dias, recordar o Adonai? Quem é agora, o nosso Adonai? Quem é o "Meu Senhor".? Este "Kyrie", "Domine", "El -Shaddai"- é Jesus de Nazaré. Ele, o Novo Moisés, que nos arrancará das cativas correntes do Pecado, nascendo Homem verdadeiramente, o é Senhor de tudo e de todos. É o Cristo, "quem recebe o nome de IESHUÁ", que nos salvará dos nossos pecados, pois comiserou-se conosco. É Ele quem, com a luz da sua santíssima natividade, congregou a todos que deixam-se guiar. Se para o primeiro Israel, o nome de Deus era intocável, nós, pela vinda do Seu Messias- "quem me vê, vê o Pai", diz a Filipe, podemos concluir: O Meu Deus tem uma face! O Meu Deus quis afeiçoar-se a mim, nascendo em humilde condição, o "meu Adonai'', é o Adorado e Salvador Jesus Cristo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário